Tempo para o que importa

‘Tempo de Qualidade’ começou em 2024 como uma página no Instagram (com a ambição de virar um podcast — quem sabe um dia?) para falar sobre o uso do tempo na era digital: como ele tem sido capturado por coisas que não nos acrescentam e como podemos tentar recuperá-lo. No início de 2025, viramos também uma newsletter semanal, sempre às terças.

O que você encontra na nossa news que é diferente do conteúdo do Instagram:

  • Análises mais aprofundadas

  • Textão! E alguns textos bem mais autorais…

  • Dicas de leituras, filmes, séries e podcasts

  • Links de matérias e entrevistas interessantes que nos chamaram atenção

  • Algumas análises com semiótica (pois é), mas bem de leve e sem jargão.

O que você ganha como apoiador?

‘Tempo de Qualidade’ tem uma versão gratuita em que você vai receber conteúdo 3 vezes ao mês. No plano de apoiador, você contribui com R$10 mensais ou R$87 anuais e recebe mais um conteúdo exclusivo por mês (4 edições, portanto), tem acesso a todo o nosso arquivo e ganha descontos em nossos lançamentos.

Quem faz essa newsletter?

Sou Mariana Coutinho, 35 anos, jornalista, mãe e moradora do RJ. Sou também doutora e pesquisadora de pós-doutorado na área de Linguística/Semiótica e estudo (ora veja!) as redes sociais.

Sou uma espécie de artista e escritora frustrada. Talvez essa news ajude com isso, inclusive. Acordei para o uso do meu tempo depois de dois eventos que foram avassaladores para mim: a pandemia e o puerpério.

Vou adorar ler os comentários de vocês sobre o que discutimos aqui. Só não me xinguem muito porque sou uma mulher cansada e um pouco sensível, às vezes. Sabe como é: uma pessoa de verdade, não só uma foto numa rede social (ou quem sabe um robô). Aliás, você não vai achar muitas fotos minhas por aí. Isso porque minhas redes pessoais são fechadas e isso é inegociável para mim hoje. Como eu sempre digo: a internet é complexa.

Os textos que você perdeu

Aqui estão alguns textos que fizeram sucesso na news e talvez você queira dar uma olhada:


Por que é (quase) sempre horrível viralizar na internet?

A personalização está nos isolando? E o que os cartazes da Netflix têm a ver com isso

Nunca é tarde para fazer o que você quer, só que, às vezes, é, sim

A vida que você quer vai dar trabalho. E não estou falando do seu CLT.

A quem interessa o discurso antiacadêmico?

Eu não vou mais postar no Instagram

Sua relação com as redes sociais não é um problema só seu

Avatar de User

Subscribe to Tempo de qualidade

Newsletter semanal, sempre às terças. Um espaço para repensar o tempo na era digital. Trabalho, redes sociais, estilo de vida, maternidade e reflexões sobre como pegar nosso tempo de volta e aproveitar com o que realmente importa.

People

Jornalista, especializada em digital, doutora em Semiótica e pós-doutoranda que pesquisa redes sociais. Mãe e moradora do RJ.