Alguns presentes!
Para fingir que tem texto novo hoje
Ontem, publiquei um texto na newsletter da Escrevedeira Centro Cultural sobre “Por que a literatura de IA é ruim”, um pequeno ensaio linguístico. Vou deixar essa leitura para você como o texto de hoje, porque não rolou mesmo um texto novo para esta edição da Tempo de Qualidade.
Para me redimir mais um pouquinho, vou abrir dois textos que estavam fechados para quem quiser ler só esta semana. São edições que só estavam disponíveis para os assinantes pagos:
E agora, uns links legais:
Este vídeo da Mica Ayer explicando tudo sobre lei do streaming
Esta matéria do The Guardian sobre o que a Alexa pode saber sobre nós
As minhas dicas de Black Friday para quem quer escrever melhor, mas que valem fora de black friday também
Este curso da Rita de Podestá para quem quer escrever melhor que IA. Use o meu link e o cupom “MAISBLACK20” só hoje para ganhar 20% de desconto.
Este vídeo do Luri Ribeiro sobre conquistar o direito de ser lento
E este sobre cinema de algoritmo do Ora Thiago
Tempo de Qualidade começou como um projeto no Instagram (se ainda estiver por lá, me siga) e virou uma newsletter semanal no início de 2025. Se gosta dos meus textos, considere migrar para uma assinatura paga para apoiar meu trabalho ou, se preferir não se comprometer mensalmente, faça um pix para hello.tempodequalidade@gmail.com. Você pode usar esse e-mail também para mandar sugestões e propor parcerias. Se tem interesse em escrever newsletters, inscreva-se na minha outra news sobre o Substack: ‘E se eu tiver uma newsletter’.




Mariana, nesse fim de ano já estamos dirigindo o carro com pneus carecas e a beira da pane seca. Tendo percebido isso de forma geral, e obviamente em mim. Escrevo apenas para exercitar uma aptidão (ta ai um hobby gratuito, escrever rs), e mesmo sendo algo que eu gosto, a mente anda tão desgastada que aa ideias nao se completam, as palavras nao suegem... Estou com varios textos seus pendentes, mas vi que tinha dado uma desanimada no substack. No apagar das luzes de 2025, tenho tentado respirar fundo e me preparar para o ano que vem, com todas as novidades que ele pode me trazer. E quem sabe, no ano que vem, retomar o fôlego e tomar decisoes importantes que, diante do caos absoluto, eu apenas fui "cozinhando" e dando tempo ao tempo. Que 2026 seja um ano de transformações e alegrias pra nós, com.um carrinho zero km e de tanque cheio rs